quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Arquiteto: vale a pena? Vale sim senhor!

Quando fechamos o negócio do apartamento, eu me preocupei com uma coisa que, para quem curte decoração ainda que sem ter base técnica, não deveria ser motivo de preocupação, o tamanho do dito-cujo.


Por mais absurdo que pareça, eu achei que o tamanho, na hora de decorar, assustava um pouco. Tanto na hora de mexer na planta, na iluminação, quanto na escolha de mobiliário. É tudo maior, mais caro, e o perigo de se fazer uma miscelânea nos ambientes e entulhar a casa com móveis inúteis e sem conexão é grande.

Encucada com isso, achei necessário contratar um profissional para tocar as mudanças, a obra, e para me ajudar a realizar coisas que eu tinha vontade mas não sabia como fazer. Convenci o Rodrigo de que era importante termos orientação profissional, e tratei de procurar um arquiteto.

Eu tinha conhecido uma pessoa no orkut (sim, eu adoooro o mundo virtual) em uma comunidade de casamento, quando ainda era noiva, ela idem. Trocamos MSN, batemos muito papo, e quando eu precisei, foi a primeira pessoa que eu procurei: Alessandra Andreoli.

Ela, junto com sua sócia, Lucille Fortunato, foram as responsáveis pela linda iluminação, o aproveitamento de todo o espaço a mais que acabou surgindo na minha casa, com pequenas intervenções, tudo feito dentro do orçamento disponível.

Muita coisa legal foi feita no apê com a ajuda delas. Alterações de pontos de luz, tomadas, localização de portas entre outras coisas. Conseguiram aumentar o lavabo e a cozinha com uma mudança de parede, e de quebra ainda arrumaram espaço pra minha adega (que é meu xodó). Tá, não precisaaaaava aumentar nada, já que eu tinha 307 metros quadrados pra brincar, mas mesmo assim, o aproveitamento do espaço ficou mil vezes melhor.

Até hoje, passados 3 anos da compra do apartamento, ainda me aturam com minhas dúvidas e com as alterações em móveis que elas projetaram. Como me disseram na época da contratação, o trabalho do arquiteto tem data pra começar, mas não tem data para terminar.

Fico feliz em tê-las contratado, pois além de terem dado atenção durante a obra, de buscarem atender minhas necessidades dentro do projeto e do orçamento, de terem idéias ótimas e opiniões idem, se tornaram minhas amigas!! Queridas amigas!

O site delas ainda está em fase de construção, mas coloco o link aqui, pois recomendo fortemente o trabalho delas!


Afinal de contas, devemos sempre valorizar o profissional da área em que estamos precisando de ajuda!

Em suma: pensem bastante sobre contratar o arquiteto para sua obra, projeto de decoração, iluminação e etc, pois garanto: a gente nunca sabe onde é melhor ter um nicho, uma tomada, ou uma parede trocada de lugar.

Vou postar quatro fotos do que era o apê durante a obra (parte da sala, adega, lavabo e as duas antigas entradas pra cozinha) e como ficou depois.


Estas duas passagens eram portas para a mesma cozinha, e a entrada do lavabo ficava à esquerda da entrada que fica de face pra sala. Isso foi mudado.



As meninas fecharam a entrada de cara pra sala, o que aumentou o lavabo, e criaram estas paredinhas de tijolos pra surgir o espaço onde fica a adega.


A casa já com cara de casa, à esquerda a entrada da cozinha, em seguida o espaço da adega, e, depois, a porta que virou entrada do lavabo que se ampliou.

Aqui, as duas entradas, sem portas, a adega, praticamente vazia, logo após a nossa mudança. Cheguei a pensar em colocar uma correntinha com placa de "Ocupied"e "Vacant"pras pessoas poderem usar o lavabo...rsrs...

Tcharãaããã!!! Voilà! A entrada da cozinha, a adega, e, fechadinha, a porta do lavabo.

2 comentários:

Renata Rainho disse...

Mi, segue uma dica http://habituee.blogspot.com/
O Marcel escreve no site que eu trabalho sobre imóveis e arquitetura. Sempre vejo algo que eu copiaria fácil!

Quanto a este post tem que ter ajuda de profissional sim se queremos ampliar o espaço... a Não ser quem é da área...

Muito fofo seu gato. Lembro do seu topo de bolo com os gatos. bj

Lucille Fortunato disse...

Miiii querida!!
Fiquei até emocionada com seu texto!!!
Obrigada de coração pelo carinho.
E conte com a gente SEMPRE!!
Te adoro muito.
Bjs,